domingo, 8 de maio de 2067

Peregrino

Parti crente no meu destino,
rumo ao cais da devoção,
como um simples peregrino
que caminha em oração...

I
Ao partir no dia seis,
deste Maio dos meus anos,
juntei-me a outros humanos
com a crença em suas greis;
Esqueci temores e leis,
ao entrar no altar divino,
onde nada é pequenino
ante a crença emocionada,
- enfrentando a vasta estrada,
parti crente no meu destino...

II
Os rostos que desconheço
são sorrisos e alegria,
como paz da Eucaristia,
cultivada e com apreço;
caminhando ao endereço
que me leva em confissão,
desde a Santa Conceição
tudo é Santo e é veloz,
com paragem por Estremoz,
rumo ao cais da devoção...

III
Pelo declive do Vimieiro,
reflectimos dando as Graças,
entre as flores e as carraças,
vi Abraão e fui cordeiro;
como amigo e companheiro,
li Moisés como um menino,
fazendo "anos" no ensino
de um Profeta em Cabeção,
rumo aos Foros do Arrão,
como um simples peregrino...

IV
Escutei Amós e Jeremias,
entretido com a paisagem:
que se erguia na passagem
das andantes Sacristias;
houve fado, horas tardias,
muita paz, muita emoção,
e ao cantar cada canção,
sou voz de um Missionário,
admirando o Santuário
que caminha em oração...

(2006)

António Prates – In sesta Grande