domingo, 8 de maio de 2067

Novas Oportunidades

Por cada lição cumprida
há um exemplo prematuro,
destinado ao bem da vida
e ao proveito do futuro.

I
Nestas Novas Conjunturas
das voltas do meu trajecto,
grafo cunhos do intelecto
com indícios de aventuras;
entre o fado das mesuras
e uma fé fortalecida,
verte a crença concedida
aos testemunhos do saber,
que me dão mais que fazer
por cada lição cumprida…

II
Lavro a minha existência,
no decurso e nas façanhas,
como gestas das entranhas
e do chão da paciência;
em cada certa ocorrência,
vejo sempre um velho muro,
que atalha o que procuro
tal como um animal veloz,
porque em cada um de nós
há um exemplo prematuro…

III
E então algo oportuno
na Nova Oportunidade,
faz-me expor, com liberdade,
as valências que reúno:
lembro as fases do aluno,
nessa fase entorpecida,
comparando cada medida
na forma do seu tamanho,
como algo muito estranho
destinado ao bem da vida…

IV
Todavia, esse recurso,
ondulante e buliçoso
é um exemplo caprichoso
das marcas do meu decurso;
mas depois desse percurso,
que sugere o meu apuro,
há um verso que auguro,
no prato das Competências,
dirigido às contingências
e ao proveito do futuro…

(2008)

António Prates- In Sesta Grande